terça-feira, 28 de abril de 2015

Livro x Filme: Divergente.

Isso mesmo pessoal, mais uma novidade aqui no blog, e estou muito ansiosa com esse post. 

OBS: Neste post contem SPOILER, se você não leu o livro ou viu o filme, por favor não continue. 

Bom não é novidade para ninguém que eu assisti o filme antes de ler o livro. Isso porque eu queria conhecer a protagonista da Hazel Grace do livro A culpa é das estrelas, que foi interpretado por Shailene Woodley. Enfim, acabei me encantando pelo mundo que o filme apresentava, e decidi por impulso compra a trilogia de uma vez só. Confesso que não me arrependo, porque me encantei com a historia. Mas enfim, hoje vim comparar o livro com o filme ok? 

Quando eu vi o filme, não tive nenhuma dificuldade para pegar o fundamento da historia, ao contrario me atiçou a ler o livro, que não é novidade também que eu acabei gostando mais do livro do que do próprio filme. Enfim, o filme começa mostrando a enorme cerca isolando a cidade de Chicago em pós apocalipse. O começo mesmo mostra a Tris explicando o governo e as facções. E depois volta para cena inicial do livro que é a mãe da Tris cortando o seu cabelo.



Quando estava lendo, percebi alguns detalhes que realmente me deixou fora do eixo durante o filme, por exemplo o teste de aptidão da Tris, não mostrou o fato dela não pertencer a franqueza ou amizade, sabemos que ela pertence a Erudição porque lembrou que leu num livro que os cachorros conseguem sentir o cheiro do medo, então ela acaba ficando "calma" e não encara o cão. Ela pertence a Audácia e Abnegação porque "salvou" a menina do cachorro. Mas no filme não mostra o momento que ela esta no ônibus e menti a respeito em conhecer um homem, é o momento que mostra que ela não pertence a Franqueza e nem amizade. Bom parece bobo, mas eu gostaria ter visto essa cena nas telinha. 




Depois do teste, existe uns pequenos detalhes que não aparece no filme, mas não são do tipo que vai fazer muita falta. Só o fato da Tris evitar diariamente os sem-facção. Bom na cerimonia da escolha de sua facção, percebo que Tris ficou muito surpresa com a escolha do Caleb, meio que ela não aceita, e percebe que não conhecia tão bem o irmão como imaginava. Mas a escolha dele realmente da o impulso dela mudar de facção também, e pela primeira vez que Caleb fez algo útil.  Depois podemos ver os obstáculos que a Audácia tem durante a chegada da cede, subir num trem em movimento, pular do trem para um terraço com uma distancia meio absurda porque realmente existiram muitas mortes nessa etapa. Sim Tris foi a primeira pular, e deu de cara com o Quatro. 



Enfim, também existe diferença no filme durante a iniciação de Tris em relação com o livro. Por exemplo, Tris se tornou muito amiga de Christina, Will e o Al, e realmente o Al mostra um sentimento muito forte pela Tris. O vexame do Quatro bêbado, o Edward sendo esfaqueado por Peter. O desentendimento da Tris com seus amigos, e acabou criando uma amizade com Uriah, Lynn e Marlene que para mim eles me fizeram muita falta depois que li o livro. Sem falar o que realmente aconteceu com a Tris quando ela foi atacada por Peter, Al e uns outros. 



Enfim tem muita coisa que aconteceu, que é claro que no livro é rico de detalhes. Queria ter visto a mãe de tris visita-la. Queria ter visto no filme o relacionamento mais claro de Christina e o Will, e dai ficaria mais claro a culpa que a Tris sente em mata-lo. Queria ter visto a mãe da tris salva-la do tanque. Queria ter visto o pai da Tris ser morto como estava no livro, porque para mim foi mais emocionante. Queria que só a Tris e o Quatro estivesse na sala de controle. Existe tanta coisas que eu queria, e confesso que virei muito fã do livro do que o filme, porque no livro pude explorar mais coisas que no filme não mostrou. 



Como podem ver existe muitas diferença entre o livro e o filme. Mas a atuação de Shailene Woodley e do Theo James foram ótima, porque para mim eles mostraram que não estava interpretando os personagem, mas que eram aqueles personagem. O Ansel Elgort, como não ama-lo mesmo sendo um irmão mala sem alça. Fiquei surpresa que a Jeanine Matthews foi interpretada por Kate Winslet a mocinha de Hollywood estava se transformando numa grande vilã. Miles Teller fez um bom Peter, se as pessoas verem as cenas deletas, da pra ver que não vemos o Miles e sim o Peter sendo maldoso como nos livros. Os outros atores não posso comentar muito, porque não estiveram tão presente no filme, mas confesso que o filme em si, não é tão ruim. Eu recomendo lerem ou verem o Divergente, quem leu o livro, vai ter uma decepção maior durante o filme, mas cada um vai dizer o que realmente precisava estar no filme, e essas são as minhas opiniões.




Agora me diga, qual a parte mais importante do livro que não poderia ter faltado no filme? 

Estou colocando as cenas deletas para vocês darem uma olhadinha. 




Beijos meus anjos até a próxima.


2 comentários:

  1. Oii, Paola!
    Eu assisti ao filme, eu gostei do trabalho deles, gostei do mundo apresentado ali. Mas confesso que, com relação ao casal principal, eu senti falta da química entre eles, da conexão entre os personagens, não sei, é só uma opinião minha ^^
    Eu quero ler os livros para ver se minha primeira impressão muda, mas eu já tenho um mega spoiler do ultimo livro, e isso está me impedindo de dar o ponta pé nessa leitura, mas tudo bem.
    Adorei o post ^^
    Beijos
    http://wwwleituraromantica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, quê um super concelho, esquece o SPOILER. É eu sei que é difícil, mas serio o livro Divergente e o Insurgente é incrível, e você vai se entregar na historia sem pensar duas vezes, e quando vê já vai esta lendo o Convergente. Eu entendo a sua opinião, e em partes até concordo. Mas a real é um seguinte, eu não curto muito o Quatro como todos curtem, eu me apeguei mais a protagonista e alguns outros personagem. É difícil dizer aqui, porque todos tem um pensamentos diferente, mas eu acho que não vou ler o livro Quatro tão cedo, sinceramente odiei estar no pensamento do Tobias, mas enfim isso na minha opinião é claro, pode ser diferente com você quando ler. Mas leia você mesmo, e decida o que você achou e sentiu durante a leitura ok? E depois vem me contar que vou ficar muito feliz em saber que você leu o livro ok? Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...