quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Resenha: Divergente por Veronica Roth

Titulo Original: Divergent
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco
Gênero: Aventura, Distopia, Ficção científica e Ação


Paginas: 504. Ano: 2011
Classificação★ ★ ★ ★ ★ 

SinopseEm uma Chicago futurista, toda a sociedade foi dividida em cinco grupos de pessoas, denominados de facções. Existem cinco facções e cada uma delas dedica-se ao cultivo de uma virtude em especial: os Abnegados (Altruísmo); os Cordiais (Amizade); os Intrépidos (Coragem); os Cândidos (Sinceridade); os Eruditos (Inteligência).
Cada uma das cinco facções trabalham em um setor diferente da cidade, ajudando em sua manutenção.
Todos os habitantes da cidade, quando chegam aos dezesseis anos, são submetidos ao Teste de Aptidão, que lhes ajudará a escolher a facção que melhor corresponde com sua personalidade e verdadeira natureza humana, 

e em seguida participam da Cerimônia De Escolha, onde os jovens devem decidir a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas - podendo permanecer em sua facção de origem ou abandoná-la para sempre.

Bom, pra ser sincera com todos vocês, eu já tinha ouvido falar do divergente logo na estreia dele aqui no Brasil, mas eu me recusei a ler (como era burra) não me pergunte por que, pois nem eu sei. Então logo esse ano eu ouvi falar do filme Divergente, e de novo não dei a mínima importância. Dai como no começo do ano eu tinha lido A culpa é das estrelas (logo vou fazer um post desse livro) descobri que a Shailene Woodley que interpretou o Divergente iria ser a Hazel, então fui obrigada a ver o filme pra saber quem ela era e se ela se encaixava mesmo com a protagonista do ACEDE. Conclusão, eu fui conhecer a futura atriz do ACEDE e acabei me apaixonando pela historia Divergente. (LOUCURA NÉ. KKK) e então eu fui obrigada a compra os livros da Veronica Rothpra conhecer mais a historia. – Li a trilogia em nove dias - , até eu me surpreendi, mas aposto que teve gente que leu bem mais rápido.

A protagonista Beatrice Prior é a narradora da historia. Ela mora num ambiente na cidade de Chicago, em um período pós-apocalíptico. A onde a sociedade foi dividida em cinco facções fundamentadas em virtudes consideradas essenciais para prevenir futuros conflitos e manter a ordem e a paz; Abnegação para os altruístas; Erudição para os Inteligentes; Audácia para os corajosos, Amizade para os bondosos, Franqueza para os honestos.

A cada ano, todos os jovens de dezesseis anos de idade são submetidos a um Teste de Aptidão, que irá descrever a facção para a qual cada habitante é mais adequado. Depois de receberem seus resultados, os habitantes devem decidir se irão permanecer em sua facção de origem ou irão transferir-se para uma nova facção.

"Os testes não precisam mudar nossas escolhas. - Página 42"

A nossa protagonista (Beatrice Prior) tem dezesseis anos e nasceu na família da Abnegação, a onde ela sente que não pertence à sua facção de origem, porque não vê a si mesma como seu irmão Caleb Prior que é naturalmente altruísta.
Quando chega ao seu teste de aptidão, ela descobre que não pertence só uma facção, mas sim a três facções diferentes: Abnegação, Erudição e Audácia, a onde Tori Wu, a sua administradora do teste, avisa para nunca compartilhar isso com ninguém, pois ela é uma Divergente – uma ameaça ao sistema social – e se descobrissem matariam ela.

A narrativa da Veronica é incrível, me surpreendeu, e amei, não senti que estava lendo, e devorei o livro de um dia para o outro. E os personagens são muito presentes, e principalmente a protagonista me fez sentir a cada momento que ela passava. Queria estar presente em cada momento, e por isso eu li tão rápido.



"O abismo serve para nos lembrar que há um limite tênue entre a coragem e a estupidez! - Página 72"
"Alguém se ajoelha ao lado do rosto dele e fecha seus olhos. Deve ser para fazer parecer que ele está dormindo. Que idiotice. Por que as pessoas cismam em fingir que a morte é um tipo de sono? Não é. Não é. – página 317"

No dia da Escolha, Beatrice decide deixar a Abnegação e juntar-se à Audácia, depois de ver seu irmão Caleb Prior escolher a Erudição. Durante sua iniciação na nova facção, Beatrice renomeia-se Tris. Ela faz amizades com os outros transferidos - Christina, Albert e Will - enquanto entra em conflito com os outros - Peter, Drew e Molly. Com o tempo ela também faz amizade com alguns iniciandos nascidos da Audácia, incluindo Uriah, Lynn, e Marlene. Mas ela não podia confiar 100% nos seus amigos, pelo o mesmo motivo que a levaria a morte, mas ela se aproxima do Quatro que é seu instrutor que também é um Divergente.

"A razão humana é capaz de justificar qualquer mal; é por isso que não devemos depender dela. - Página 111"
Mas quando tudo parecia ficar bem, Tris descobrir um terrível plano da Erudição e da Audácia de dominar o Conselho Governamental da cidade, assumir a liderança das facções e de destruir sua facção de origem, a Abnegação, ela aprende que seu segredo pode ajudá-la a salvar aqueles que amam… ou destruí-la. E com isso a Abnegação inteira morre.
 "O altruísmo e a coragem não são tão diferentes assim. - Página 409."
Bom à única coisa que eu não gostei da adaptação do filme, que eles excluíram personagens que eu achei importantes como o Uriah que esteve perto da Tris quando os amigos dela estavam se afastando, e agora o Uriah vai cair de paraquedas no insurgente. (obs: fiquei realmente chateada.)
Mas confesso que eu me apeguei muito à personagem, e sim Shailene conseguiu interpretar muito bem a Hazel e a Tris. Até alguns dias atrás eu estava pensando se a Shai, conseguiria voltar a interpretar a Tris, e se eu não a viria como a Hazel, mas com a estreia do novo trailer do insurgente, percebi que a Tris voltou.




Conclusão; Eu amei conhecer a Veronica Roth, eu gostei muito da capa e formato que a editora Rocco nos disponibilizou com essa obra linda, como você podem ver o livro todo quase me rendeu varias marcações, só não coloquei todas para não passar spoiler. 
Então pessoal quem não leu, e quem não viu o filme, por favor, vejam e leiam, porque a historia e o filme é pura adrenalina. Confesso que o livro entrou pra minha instante dos favoritos. <3


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...